terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dicas de hotéis para quem gosta de vinho.

1) Park Hyatt, Mendoza, Argentina
Situada em frente à cordilheira dos Andes, a cidade de Mendoza é conhecida por produzir os melhores vinhos da Argentina e alguns dos melhores da América latina. Na região existe uma rota do vinho, que passa por belas áreas rurais e numerosas adegas e vinhedos. Em Mendoza, capital da província homônima, a bebida está também muito presente, com lojas dos maiores vinhos argentinos, adegas, wine-bars e restaurantes com os principais rótulos da região. Muitos deles ficam perto do hotel Park Hyatt Mendoza, situado numa parte nobre da cidade, perto da Plaza Independencia. Além da localização privilegiada, o Park Hyatt tem muita sofisticação e uma lista de mais de cem vinhos locais a serem escolhidos por seus hóspedes.
 
2) Meadowood, Vale de Napa, Califórnia, EUA
Além de um dos melhores restaurantes da Califórnia, com três estrelas no guia Michelin, o Meadowood é também um hotel de luxo no Vale de Napa, principal região produtora de vinho dos Estados Unidos. Em meio aos vinhedos, o hotel tem quartos e suítes decoradas com estilo rural elegante e oferece aos hóspedes degustações privadas e palestras de especialistas.
 
 
 
 
 
3) Healdsburg, Vale de Sonoma, Califórnia, EUA
Vizinho do condado de Napa, a 50 km de San Francisco, o Vale de Sonoma também produz excelentes vinhos californianos, mas mantém um ambiente mais tranquilo e relaxado, com menos turistas. O Hotel Healdsburg é o melhor ponto gastronômico da cidade, com seu delicioso restaurante Dry Creek Kitchen e numerosas degustações, jantares especiais para aprender a acompanhar os diferentes pratos com vinhos. O Healdsburg está próximo aos principais vinhedos de Sonoma.


4) Domaines des Hauts de Loire, França
A 2h de Paris, no coração do charmoso vale do Loire, com seus castelos e sua rota dos vinhos, o Domaine des Hauts de Loire é uma antiga mansão com 25 quartos, usada antigamente pela nobreza francesa. Hoje, a mansão de contos de fada foi transformada em um luxuoso hotel. Pela proximidade dos mais belos castelos do Vale da Loire e, claro, de vinhedos, adegas e restaurantes gastronômicos, a pedida é excelente para os amantes da boa mesa e do bom vinho.
 
 
 
5) Le Quartier Français, Vinhedos do Cabo, África do Sul
A África do Sul tem tido uma reputação cada vez melhor da qualidade de seus vinhos, produzidos principalmente na região dos Vinhedos do Cabo. A 75 km da Cidade do Cabo, o vale de Franschhoek é um dos principais produtores do país, e é no coração dessa região que se encontra o charmoso hotel Le Quartier Français. O hotel-butique tem design único, com suítes decoradas de maneira artística, um restaurante premiado e eventos para degustar vinhos combinados com queijo, frios e chocolates.
 
6) Chateau Yering, Vale de Yarra, Austrália
Versão australiana de Napa, o vale de Yarra é uma região rural pitoresca a 1h de Melbourne. Nos últimos anos, vinhos da região têm sido premiados junto às áreas mais tradicionais. O Chateau Yering, uma mansão vitoriana do século 19, é um local perfeito para uma escapada para conhecer os melhores vinhos do local. O hotel tem uma adega construída em 1840 e oferece aos hóspedes a possibilidade de ver os vinhedos lá do alto, em um passeio de balão de ar quente.
 
7) Castello Banfi Il Borgo, Toscana, Itália
A família Mariani, dona dos famosos vinhos italianos Castello Banfi, tem um hotel de luxo dentro de sua propriedade, ao lado de um castelo medieval. Com 14 quartos e uma piscina com vista sobre os vinhedos da Toscana, o Il Borgo é o melhor destino para qualquer amante do vinho. A estadia no hotel é recheada de detalhes ligados à bebida, desde os passeios por cada etapa do processo de produção às aulas de degustação, passando pelos produtos de beleza feitos a base de uvas locais.
 
 
8) Hotel Marqués de Riscal, La Rioja, Espanha
Em meio às paisagens rurais da região vinícola de La Rioja, no norte da Espanha, uma estrutura futurista surpreende os olhos daqueles que passam pela pequena cidade medieval de Elciego. Trata-se da Cidade do Vinho, complexo de 100 mil m² construído pelo famoso arquiteto Frank Gehry, e que combina o hotel Marqués de Riscal, nome de uma das maiores marcas de vinho da Espanha, com a adega da marca, além de um spa especializado em vinhoterapia e um restaurante gastronômico.
 
9) Les Sources de Caudalie, Bordeaux, França
Muito mais que um hotel para amantes de vinho, o Les Sources de Caudalie é um dos hotéis-spa mais famosos do mundo, com tratamentos de vinhoterapia. Situado em Martillac, na região de Bordeaux, uma das maiores regiões produtoras de vinho do planeta, em quantidade e qualidade, e uma das mais tradicionais, o hotel tem um restaurante estrelado pelo guia Michelin, o La Grande Vigne, com mais de 15 mil vinhos diferentes.
 
10) Reid's Palace, Madeira, Portugal
A cerca de 600 km da costa africana, o arquipélago das Madeiras tem como capital a cidade de Funchal. Neste marco de ilhas vulcânicas no Oceano Atlântico, o hotel Reid´s Palace, da cadeia Orient Express, oferece muito luxo e a oportunidade de conhecer Madeira e seus vinhos. Junto do vinho do Porto, os vinhos de Madeira, produzidos na ilha desde o começo do século 15, são os maiores embaixadores dos vinhos portugueses. Um jantar com vista da falésia onde está situado o hotel, no Ristorante Villa Cipriani, é um ótimo jeito de degustar os vinhos locais.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

D.V. Catena Malbec-Malbec 2007


             Alguns podem estranhar a duplicidade do malbec no título desta resenha, mas ela tem um significado na composição deste ótimo vinho, significa que ele foi vinificado com uvas proveniêntes de dois excelentes (porém distintos) vinhedos desta tradicional bodega, o que confere a este vinho uma enorme complexidade, considerado um dos melhores malbecs da Argentina, possui uma cor intensa, com aromas complexos com a predominância do defumado, na boca um corpo robusto, tipico dos malbecs Argentinos, taninos finos e redondos, madeira bem presente e final de boca persistente, um excelente vinho, recomendado especialmente a aqueles que apreciam um tipico malbec Argentino.


Bodega Catena Zapata
Maturação: 12 meses em barris de carvalho francês
Guarda: 10 anos
Temperatura de serviço: 16 a 18º C
Teor alcoólico: 14º
Valor médio: R$ 80.00